A maioria dos abortos são realizados quando a gestante está entre o segundo e o terceiro mês de gravidez. A fotografia que pode ser vista abaixo mostra os pézinhos de um feto no segundo mês da gravidez entre os dedos da mão de um obstetra. As pernas do feto no segundo mês de gestação são da espessura de um palito de dentes, no entanto já possuem ossos, músculos, joelhos, articulações, dedos bem individualizados, e até, conforme poderemos examinar melhor em outras fotografias, impressões digitais que serão as mesmas que a criança, depois que nascer, terá por toda a sua vida.

O feto aos dois meses de gestação já possui ossos, mas eles são moles, dobrando-se à pressão como se fossem de borracha. Eles começam a calcificar-se a partir dos três meses, mas já estavam formados em todas as suas articulações desde muito antes.

Aos dois meses de gravidez o feto já possui praticamente formados todos os órgãos que terá quando for adulto. Possui coração que bombeia sangue, cérebro, fígado, rins, e também pulmões. Embora formados, os pulmões não funcionam, pois o feto respira o oxigênio que lhe chega pelo sangue da própria mãe que atravessa o útero, a placenta, o cordão umbilical e chega ao sangue do feto diretamente através do intestino, em vez do pulmão. É por isso que ele não se afoga ao estar mergulhado dentro da bolsa, completamente imerso no chamado líquido amniótico, que é quase que totalmente água. Quando o bebê vier a nascer e o cordão umbilical é rompido, ele deixará de respirar pelo intestino e passará a respirar pelos pulmões, que no entanto já estavam prontos há muito tempo.

O feto está tão perfeito no segundo mês da gravidez porque a gravidez começa bem antes do que a maioria das pessoas imaginam. A gravidez se inicia duas semanas antes do início do atraso menstrual. Isto significa que, quando a gestante percebe que sua menstruação atrasou, ela já estará com quinze dias de gravidez. Quando ela perceber que está com quinze dias de atraso, sua gravidez já terá completado um mês. O coração do bebê começa a bater no vigésimo dia da gestação, isto é, aos cinco dias do atraso menstrual. No segundo mês da gravidez, quando se decidem a maioria dos abortos, a natureza já teve muito tempo para formar completamente o bebê.




Índice
Continua