ABORTE ANTES, PAGUE DEPOIS

O "London Pregnancy Advisory Service" (Serviço de Consultoria de Gravidez, de Londres) é uma organização separada do BPAS. Embora em espírito sejam tão semelhantes quanto duas irmãs disformes. Oculta-se da luz do dia no porão do número 14 da Margaret Street, no centro de Londres. É um local miserável, que está bem de acordo com a posição e função que desempenha na sociedade. Sue teve de descer até este porão de Londres, para descobrir esta "clínica".

O "London Pregnancy Advisory Service" e o BPAS se dão reciprocamente as mãos como irmãos de sangue. O BPAS envia jovens ao LPAS e vice-versa. Faz-se tudo em família. E não é de se admirar porque ambas as instituições se acobertam com o manto elástico de entidades assistenciais. A questão naturalmente é de saber quem elas assistem. Certamente não assistem as crianças que incineram com uma estranha e perversa forma de caridade.

Sue levou uma amostra de urina e esperou pelos resultados. Meia hora depois foi chamada a um pequeno escritório para ser entrevistada por um conselheiro.

"Fizemos o teste e o resultado é positivo", disse o conselheiro, confirmando a má fé de todas as clínicas de aborto, laboratórios de teste e serviços de "consultoria" de gravidez da Grã-Bretanha.

"A Sra. já esperava, não?"

"Sim", disse Sue secamente. O conselheiro não podia deduzir a significação real da resposta de Sue.

Conselheiro: "Está contente com a notícia ou não?"

Sue: "Para ser franca, gostaria que me pudessem ajudar. Não sei de quantas semanas estou grávida".

Conselheiro: "Deverá ser aproximadamente de nove a dez semanas".

Sue: "Ainda tem jeito com dez semanas?"

Conselheiro: "A Sra. está pensando em interromper a gravidez, não está?"

Sue: "Estou".

Conselheiro: "Sim. Está bem. Podemos interromper". Sue: "Não sei até quando é possível".

Conselheiro: "Pode-se interromper a gravidez sem nenhum problema até doze semanas. Mas pode-se também interromper depois. Realmente, entre treze e quatorze semanas não há absolutamente nenhum problema. Os ginecologistas interrompem gravidez até de dezoito semanas. Portanto, a Sra. não está nos limites. A Sra. estava pensando que estava, não é verdade?"

Sue: "Sim".

Conselheiro: "Tem filhos, ou... ?"

Sue: "Não, não sou casada".

Conselheiro: "Ah, entendo! Então pensa que não deve continuar com a gravidez, não é mesmo?"

Sue: "Certo".

Conselheiro: "Bem, podemos marcar uma hora para a 'Sra. O setor do primeiro andar está separado de nós, mas são eles que tratam de tudo. A Sra. volta aqui no dia da consulta. Atualmente tem que esperar um pouco e depois falará com um conselheiro que lhe pedirá todas as informações de caráter geral, e as razões por que quer interromper a gravidez. Esse tipo de coisa. Em seguida será examinada por um médico, que confirmará o seu estado de gravidez e fará tudo o que for preciso do ponto de vista clínico. Será logo depois enviada para um ginecologista, especialista da Harley Street, que lhe reservará um leito na clínica e providenciará tudo para a Sra. Portanto, uma semana depois que a Sra. fizer esta consulta, irá para a clínica em que ficará durante vinte e quatro horas".

Sue: "Quanto vai custar?"

Conselheiro: "A taxa da consulta é de sete libras e meia, que serão pagas quando a Sra. vier falar com o conselheiro, o médico e o ginecologista. Restarão cinqüenta e cinco libras a serem pagas à clínica quando der entrada".

Sue: "Posso pagar em cheque?"

Conselheiro: "Bem, infelizmente eles querem o pagamento em dinheiro, porque eles... nós.... muitas vezes, recebemos cheques sem fundo. Portanto, estabelecemos uma regra geral: pagamento em dinheiro. Se a Sra. tiver algum problema com o pagamento de uma vez, quando for consultar o ginecologista, pode falar com o tesoureiro que ele poderá ajudá-la. Poderão pagar à clínica e a Sra. desembolsará o dinheiro depois. Não queremos nunca que se tenha a impressão de que dinheiro é realmente problema. Se a mulher quer, está decidida a interromper a gravidez, então..."

Sue: "Eu sei que é preciso, segundo a lei, ter boas razões para fazer aborto. Não sei se as minhas razões serão válidas".

Conselheiro: "Quais seriam as suas razões?"

Sue: "Não sou casada e não quero filhos".

Conselheiro: "Sim. O médico e o ginecologista deverão assinar o documento, de boa fé, mas naturalmente eles... os médicos e o ginecologista, que trabalham para uma organização que faz abortos, acreditam que é necessário serem compreensivos, muito compreensivos.

E se a Sra. vive só e acha que não pode criar um filho e educá-lo, nem está com vontade de fazer uma experiência nesse sentido, eles vão entendê-la muito bem.

Geralmente a razão mais válida pela qual a paciente não consegue fazer aborto é quando os médicos percebem que há qualquer hesitação. Talvez alguém a está incitando a fazer isto e se não fosse este fator, ela preferiria continuar a gravidez e ter a criança. Neste caso os médicos não aprovam o aborto.

E naturalmente se a mulher está muito adiantada, por exemplo, com vinte semanas, então é muito difícil mesmo que o ginecologista aprove um aborto nesta fase. Além destes dois casos, acho que a Sra. não encontrará nenhum problema. Deixo-lhe este folheto que lhe explicará o qu 'Pregnancy Advisory Service' (Serviço de Consultoria Gravidez) e outros detalhes. Quer marcar uma hora?"

Sue: "Sim, gostaria. Quando pensa que posso dar entrada na clínica?"

Conselheiro: "Eles vão marcar-lhe a consulta o mais breve possível e a Sra. será examinada pelo médico e pelo ginecologista ao mesmo tempo".

Sue: "E o ginecologista que vai examinar-me é mesmo que vai fazer a operação?"

Conselheiro: "Isso mesmo. É um especialista da Harley Street. Portanto a Sra. está em boas mãos. Não há nada a temer com respeito aos médicos. Os ginecologistas estão em Harley Street e Fitzroy Square, pertinho daqui, assim a Sra. vai falar com um deles logo que tiver falado com o conselheiro e com o médico. Faz tudo de uma vez e eles se encarregarão de tudo".

Naturalmente não fomos a nenhum desses compromissos do LPAS. A entrevista de Sue com o conselheiro já nos tinha revelado tudo o que queríamos descobrir sobre a idoneidade deste estabelecimento. Nossas conclusões são evidentes e dispensam comentários pormenorizados.

Todos os médicos devem, por força de lei, sancionar abortos de boa fé. Entretanto, todos os médicos que encontramos no setor privado, inclusive os que trabalham para as entidades ditas "beneficentes" agiam de má fé.


[ Volta ] [ Índice ] [ Continua ]